Afinal o que é pastelaria saudável? As diferenças entre vegan, gluten-free e sugar-free (1/3)
Todos nós já nos deparámos com diversos artigos, receitas e até negócios auto-apelidados de “pastelaria saudável”.
Mas afinal o que significa realmente?
E será que por ser uma destas três coisas pode ser justificadamente conotado como “saudável”?
A verdade é esta:
- Grande parte das receitas vegan levam farinha de trigo ou sucedâneas (que têm glúten) ou açúcar refinado, assim como o contrário também acontece.
- Pastelaria glutén-free significa que podem usar à vontade produtos de origem animal como ovos, manteiga, leite e inclusive açúcar desde que as farinhas usadas nao tenham glúten.
- Por último, sugar-free também só significa isso mesmo: não leva açúcar refinado. No entanto, há muitos substitutos do açúcar que também não são vegan (exemplo do mel). Portanto...
First things first
Vegan: a definição instituída pela “The Vegan Society”, Inglaterra, diz que o “veganismo é uma forma de viver que visa excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade. Uma coisa que todos os vegans ou veganos - sejam eles de que tipo forem - têm em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, lacticínios, ovos e mel.”
Portanto, VEGAN é só isto mesmo.
Ora, fazer um doce ou sobremesa sem usar ingredientes de origem animal pode ser considerada vegan mas como não há nenhuma regra que diga que alimentação vegan deve excluir farinhas com glúten ou açúcar, isso não faz de uma sobremesa vegan necessariamente saudável. Certo?
Deixar um comentário
Tem em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos